Confira os livros publicados por Artur Lopes

Nestas publicações Artur Lopes, em conjunto com outros autores, detalha um pouco de sua experiência em gestão de crises e turnaround.

Quem matar na hora da crise?

Artur Lopes


Estamos na era da informação e da globalização, e, ao se reconhecer em crise, o empresário deve rever suas convicções, a fim de se beneficiar de ferramentas inerentes ao processo de gestão de crise, cada vez mais difundidas nas organizações, por meio das quais, frequentemente, não apenas se evita o fim, como também se obtém um novo e revigorado começo.

O autor não oferece fórmulas acabadas,pois cada realidade é única, cada empresa possui características só suas. Inexiste metodologia integralmente APLICÁVEL sobre determinada realidade, mas, sim, um know-how ADAPTÁVEL a situações concretas. Este livro aborda a crise de gestão e a gestão da crise, e, no universo empresarial, o primeiro episódio é, quase sempre, um atalho para o segundo.

Em linguagem simples e direta, Artur Lopes apresenta um guia prático para diagnosticar e superar as crises no cotidiano das empresas. Trata-se de uma excelente contribuição ao entendimento dos processos de "gestão de crise" e de como agregar valor aos negócios. Guilherme Dias

Manual de Gestão de Crise Financeira e Turnaround

Artur Lopes e Jonas Hipólito de Assis


Este livro pretende compartilhar know-how e ferramentas gerenciais para o manejo e solução das dificuldades. A obra é de utilidade aos empresários, contadores, operadores do Direito, executivos e profissionais liberais em geral. A obra indica caminhos e suscita reflexões para o leitor que deseja compreender e superar uma crise financeira..

Leitura obrigatória para os profissionais envolvidos com os processos de recuperação de empresas. João Santos

Negócios sem crise

Artur Lopes


As angústias decorrentes de uma crise nos negócios não são vividas com exclusividade pelo empresário. A derrocada de uma empresa impacta, às vezes severamente, a vida de dezenas, centenas e até mesmo de milhares de pessoas. São funcionários com salários em atraso ou dispensados sem receber as verbas rescisórias, fornecedores que veem sua solidez abalada pelo default, clientes desabastecidos de produtos para girar suas operações. 'Negócios sem crise' mostra que apenas o conhecimento dos números é insuficiente em uma situação de crise. É necessário também que se compartilhe o conteúdo e a abrangência das medidas corretivas e de seus impactos, pois não lidamos, quando a dificuldade financeira se impõe, apenas com dados, mas também com pessoas.

Independente de sua situação todo empresário deveria estudar esse livro de Artur Lopes para saber exatamente como agir em caso de crise em sua empresa. Antônio Carlos.

Guia da Recuperação Judicial

Artur Lopes e Luidg Uchoa


A recuperação judicial ainda é instrumento pouco conhecido dos empresários, e mesmo dos profissionais que se dedicam à revitalização de organizações em dificuldades financeiras e operacionais. Tal desconhecimento faz com que se percam boas oportunidades de efetivamente promover a superação dos revezes decorrentes da existência corporativa e recolocar empresas, empregados e comunidades no caminho da prosperidade. Ao longo de quase uma década, tivemos contato com dezenas, talvez centenas, de empresários. Porém dentre estes homens de negócio nunca encontramos algum que tivesse pelo menos um razoável conhecimento da mecânica de funcionamento do processo, nem das consequências e dos riscos a ele inerentes. A motivação em escrever sobre o tema é, portanto, enfrentar tal “desconhecimento" que deriva, dentre outros motivos, da ausência de uma literatura específica sobre os aspectos da administração de uma empresa em crise e sobre a recuperação judicial propriamente dita que não se atenha apenas ao enfoque jurídico da questão.

Recomendo a leitura obrigatória para quem está em crise, para quem deseja evitá-la ou para o empresário/profissional liberal que interage com empresas em desequilíbrio financeiro." Sergio Sannicola, presidente do Athenabanco