Como executamos nossos trabalhos

Nosso trabalho é precedido de um diagnóstico que não gera qualquer custo de honorários ou vínculo contratual com o cliente. Caso necessário, um instrumento formal é gerado para resguardar a confidencialidade das informações a que teremos acesso.

O processo de recuperação de uma empresa é extremamente complexo e exige que sejam tratadas diversas variáveis de maneira concomitante; todas as ações devem ser postas em curso na mais absoluta sincronia; nossa equipe ocupa-se de questões financeiras e operacionais, de maneira simultânea e integrada.

O trabalho é multidisciplinar e aperfeiçoa a operação em todos os seus aspectos, desde a formulação da política comercial, até a correta programação da produção, desde o alongamento do passivo, até a implementação de uma política adequada de suprimentos, desde a obtenção de recursos, até redução dos "lead-times" e "set-ups" produtivos, etc...

No plano financeiro, o ingresso de recursos para o giro das atividades, bem como o fracionamento e alongamento do passivo da empresa, são os pilares que sustentam nossos trabalhos.


No plano operacional, o dimensionamento e leitura exatos da necessidade de matéria prima, bem como a correta interpretação da capacidade instalada, propiciam uma gestão adequada do PCP com racionalização do processo produtivo como um todo. Tais ajustes, se bem manejados, propiciam um alívio do caixa que permitem a implementação de modificações mais estruturais que vão consolidar o esforço inicial.

Por sua vez, alcançada a regularidade e racionalidade da produção, o alongamento do passivo e a conquista de linhas de crédito suficientes para o giro, inicia-se o processo de consolidação dos negócios que passa pela capacitação e amplo treinamento da equipe interna, a fim de que esta mantenha, como sua, a cultura recém- instalada.

Para conseguir isso, contamos com diversas ferramentas gerenciais, especialmente voltadas ao supply chain management, ou, gestão da cadeia de suprimentos. Desse modo, ao longo do tempo desenvolvemos diversas ferramentas que buscam consolidar operações e têm por propósito:


A Artur Lopes & Associados redesenha os processos da empresa e cuida para as pessoas embracem a nova cultura através de um planejamento de mudança , "change management", cuidadosamente elaborado.

Importância das ferramentas


Algumas das ações anteriormente listadas não se dão no curtíssimo prazo, vão se mostrando necessárias e possíveis ao longo dos meses, exigem planejamento e tempo para a sua execução. Porém, todas elas, desde as mais simples até as mais complexas, são suportadas por ferramentas gerenciais simples e de fácil manuseio e implicam no continuo aprimoramento e controle das operações que tem por conseqüência última a consolidação e modificação da cultura da empresa.

Após a implementação dos processos de recuperação e consolidação, o cliente está apto para a etapa de ampliação de seus negócios. Já contando com sólidas e firmes estruturas internas e sem a necessidade de girar por girar, pode posicionar-se adequadamente no mercado sem virar refém de políticas comerciais suicidas, que suprimem a margem em detrimento do volume. Os negócios, portanto, só merecem ser ampliados se esse crescimento implique na melhora da lucratividade da operação.


Baixe um estudo de caso completo